Fwd: Livro “A ditadura da mídia”

Não sei se minha recomendação vale algo, mas recomendo…

Abraços
Sylvio Micelli

———- Forwarded message ———-
From: miro <aaborges1@uol.com.br>
Date: 2009/7/11
Subject: Livro "A ditadura da mídia"
To: "Undisclosed-Recipient:;"@smtp.uol.com.br

Prezadas (os) amigas (os)
 
Acabo de lançar o livro "A ditadura da mídia". É
uma modesta contribuição para o debate sobre este tema estratégico no ano
da Conferência Nacional de Comunicação. Se possível, gostaria de contar com a
sua ajuda na divulgação da obra. Envio abaixo uma breve apresentação e a
capa do livro. Também gostaria de ouvir suas críticas sínceras.
 
Um grande abraço, Altamiro Borges.
 
 

Lançado o livro “A
ditadura da mídia”

 

 

A mídia hegemônica vive
um paradoxo. Ela nunca foi tão poderosa no mundo e no Brasil, em decorrência dos
avanços tecnológicos nos ramos das comunicações e das telecomunicações, do
intenso processo de concentração e monopolização do setor nas últimas décadas e
da criminosa desregulamentação do mercado que a deixou livre de qualquer
controle público. Atualmente, ela exerce a sua brutal ditadura midiática,
manipulando informações e deturpando comportamentos. Na crise de hegemonia dos
partidos burgueses, a mídia hegemônica confirma uma velha tese do revolucionário
italiano Antonio Gramsci e transforma-se num verdadeiro “partido do
capital”.

 

Por outro lado, ela nunca
esteve tão vulnerável e sofreu tantos questionamentos da sociedade. No mundo
todo, cresce a resistência ao poder manipulador da mídia, expresso nas mentiras
ditadas pela CNN e Fox para justificar a invasão dos EUA no Iraque, na sua ação
golpista na Venezuela ou na cobertura tendenciosa de inúmeros processos
eleitorais. Alguns governantes, respaldados pelas urnas, decidem enfrentar, com
formas e ritmos diferentes, esse poder que se coloca acima do Estado de Direito.
Na América Latina rebelde, as mudanças no setor são as mais sensíveis.

 

No caso do Brasil, a
mídia controlada por meia-dúzia de famílias também esbanja poder, mas dá vários
sinais de fragilidade. Na acirrada disputa sucessória de 2006, o bombardeio
midiático não conseguiu induzir o povo ao retrocesso político. Pesquisas
recentes apontam queda de audiência da poderosa TV Globo e da tiragem de
jornalões tradicionais. O governo Lula, com todas as suas vacilações, adota
medidas para se contrapor à ditadura midiática, como a criação da TV Brasil e a
convocação da primeira Conferência Nacional de Comunicação.

 

Este quadro, com seus
paradoxos, coloca em novo patamar a luta pela democratização da mídia e pelo
fortalecimento de meios alternativos, contra-hegemônicos, de informação. Este
desafio se tornou estratégico. Sem enfrentar a ditadura midiática não haverá
avanços na democracia, nas lutas dos trabalhadores por uma vida mais digna, na
batalha histórica pela superação da barbárie capitalista e nem mesmo na
construção do socialismo. Aos poucos, os partidos de esquerda e os movimentos
sociais percebem que esta luta estratégica exige o reforço dos veículos
alternativos, a denúncia da mídia burguesa e uma plataforma pela efetiva
democratização da comunicação.

 

O livro A ditadura da mídia tem o modesto
objetivo de contribuir com este debate. Não é uma obra acadêmica, mas uma peça
de denúncia política. Ela não é neutra nem imparcial, mas visa desmascarar o
nefasto poder da mídia hegemônica e formular propostas para a democratização dos
meios de comunicação. O livro foi prefaciado pelo professor Venício A. de Lima,
um dos maiores especialista no tema no país, e apresenta também um comentário do
jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação
(EBC). Ele reúne cinco capítulos:

 

1- Poder mundial a
serviço do capital e das guerras;

2- A mídia na berlinda na
América Latina rebelde;

3- Concentração sui generis e os donos da mídia no
Brasil;

4- De Getúlio a Lula,
histórias da manipulação da imprensa;

5- Outra mídia é urgente:
as brechas da democratização.

 

O exemplar custa R$
20,00. Na venda de cotas para entidades sindicais e populares (acima de 50
exemplares), o valor unitário é de R$ 10,00. Para adquirir sua cota, escreva
para: aaborges1@uol.com.br.

 

 


Sylvio Micelli

Visite meu novo Blog .: Jornalismo Diplomado e Algo Mais :. http://micelli.blogspot.com/

Também estou no Twitter, com atualizações diárias e links interessantes sobre (quase) tudo!

Acesse http://twitter.com/micelli

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s